Coronavírus: companhias aéreas flexibilizam remarcação ou cancelamento de passagens


Coronavírus: companhias aéreas flexibilizam remarcação ou cancelamento de passagens

Para você que tinha ou ainda tem viagem marcada nacional ou internacional, é interessante dar atenção a este post.

Desde a chegada do coronavírus ao Brasil, diversas áreas de negócios e da vida das pessoas têm sido afetadas. Até o momento, um dos setores mais prejudicados é o de turismo e hospitalidade, em função dos pedidos de isolamento e, principalmente, do fechamento de várias fronteiras e espaços aéreos.

Saiba mais informações especificas de cada cia aérea e se organize nas medidas a serem tomadas daqui em diante.

LATAM

O grupo latam cortou cerca de 70% de todos os seus voos. A medida afetou 90% dos voos internacionais e 40%

Os passageiros com voos afetados podem reprogramar seus bilhetes sem nenhum custo adicional até dia 31 de dezembro.

Reprograme agora sua viagem clicando aqui.

AZUL

Houve redução da capacidade consolidada de 20% a 25% no mês de março e entre 30% e 35% de abril em diante.

Também foram suspensas as operações em 11 cidades até 30 de junho. São elas Bariloche (Argentina), Lages (SC), Pato Branco (PR), Toledo (PR), Ponta Grossa (PR), Guarapuava (PR), Araxá (MG), Valença (BA), Feira de Santana (BA), Paulo Afonso (BA) e Paraíba (PI).

Clientes com voos nacionais e internacionais para Abril

No caso da Azul alterar seu voo você receberá um e-mail ou um SMS. Você sempre pode consultar a sua reserva na área “Minhas Reservas".

• Alterações: você poderá alterar a data do seu voo (uma única vez) sem custos, para voar até o dia 30 de novembro de 2020*.

• Pedido de cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custos deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano, sendo o valor pessoal e intransferível).

• Pedido de Reembolso: você poderá solicitar o reembolso, sem custos e o valor residual será reembolsado em até 12 (doze) meses, a contar da data da solicitação.

Clientes com voos nacionais e internacionais para Maio em diante, fique tranquilo, sua reserva está garantida.

Para mais informações, acesse o site da cia.

GOL

Redução de 60% a 70% até meados de junho, sendo 50% a 60% no mercado doméstico e 90% a 95% no mercado internacional.

Apesar do corte drástico nos voos a cia não deixará de voar para nenhum destino doméstico.

Para futuro, a empresa se pronunciou que estará mantendo planos de negócios para médio e longo prazo.

A partir de ontem, 28 de março, as rotas foram centralizadas no aeroporto de São Paulo, Guarulhos. A prioridade de atendimento é para clientes que tenham voos essenciais de 28/03 a 03/05 que deslocará os passageiros para as principais capitais e de acordo com a demanda para destinos regionais e internacionais.

A flexibilização da remarcação dos bilhetes dá comodidade para quem tem que viajar nesse momento.  Para isso acesse o site oficial da cia clicando aqui.

VOEPASS (antiga passaredo)

A empresa flexibilizou remarcações e multas, deixando seus passageiros livres de multas ou taxas de regras tarifárias. Porém, a partir do dia 23 de março a mesma suspendeu todos os seus voos temporariamente.

Uma das medidas para amenizar a e preservar os postos de trabalho, concedeu aos funcionários licença remunerada com pagamento de 20% do salário base.

Clique aqui e acesse agpra o site da cia.

AIR CANADA

Redução de capacidade de afetadas.

A isenção de multas para remarcações está com prazo até 31 de março.

A remarcação deve ser feita pelo menos 2 horas antes do voo de partida e é permitida apenas uma alteração gratuita de acordo com as instruções de cada tipo de bilhete.

Acesse atualização das rotas e horário de funcionamento para abril.

Para verificar a situação de sua reserva acesse agora mesmo o site oficial da cia.

AIR CHINA

A Cia chinesa manteve os voos entre a China e o Brasil.

O avião fazia um trajeto com parada na Espanha até seu destino final Guarulhos em São Paulo. Os viajantes que poderiam cancelar as passagens sem custos.

Para mais notícias, acesse o site.

AIR EUROPA

A empresa oferece flexibilidade sem precedentes a seus viajantes, com medidas para facilitar as alterações de bilhetes que são atualizadas diariamente e que são incomparáveis ​​com qualquer outra iniciativa semelhante na história da companhia aérea.

Para verificar as condições oferecidas a cada país acesse o site.

AIR FRANCE

A cia reduziu entre 70% e 90% a capacidade dos voos. Com a redução das operações, toda frota Airbus A380 da cia ficou parada em solo. Atualmente, esta redução de capacidade está prevista para durar 2 meses.

Após o anúncio do fechamento do aeroporto de Paris-Orly na noite de 31 de março, a empresa segue com adaptação da programação de voos e, a partir de 1º de abril, serão transferidos todos os voos programados para Paris-Charles de Aeroporto de Gaulle. Todos os voos de conexão serão garantidos conforme o planejado inicial de viagem e os clientes serão informados de qualquer alteração feita.

Também é importante lembrar que são oferecidas tarifas especiais para cidadãos franceses e europeus e residentes que desejam retornar à França, além de voos adicionais.

Para mais informações, acesse o site oficial da cia.

ALITALIA

Todos os passageiros que compraram um bilhete emitido até 31 de dezembro para voo saindo a partir de 23 de fevereiro podem solicitar o seguinte até 31 de dezembro:

  • Para alterar sua reserva para outra viagem que acontecerá até 31 de dezembro
  • Um reembolso com um voucher de igual valor ao bilhete adquirido, válido por um ano, com base na data de partida do voo original, para voar para qualquer destino oferecido pela Alitalia.
  • Reembolso de passagens de acordo com as regras da tarifa. Observe que o reembolso pode ser finalizado até 12 meses após a data da solicitação.

 Todos os passageiros em posse de um bilhete da Alitalia (055) cujo voo foi cancelado podem solicitar o seguinte até 31 de dezembro:

  • Para alterar sua reserva para outra viagem que acontecerá até 31 de dezembro
  • Um voucher de igual valor ao bilhete adquirido, válido por um ano, com base na data de partida do voo original, para voar para qualquer destino oferecido pela Alitalia.
  • Um reembolso do preço do bilhete ou do valor restante da parte da viagem que ainda não foi concluída. Observe que o reembolso pode ser finalizado até 12 meses após a data da solicitação.

Para efetuar alterações, os clientes deverão entrar em contato nos telefones disponíveis da cia em cada país, clique aqui e confira.

AMERICAN AIRLINES

A empresa suspendeu todos os voos para o Brasil com prazo estipulado até 6 de maio. No total a redução efetuada foi de 75% dos voos internacionais da companhia.

Os voos eram com saída de Dallas, Los Angeles, Nova York e Miami.

Não será cobrada a taxa de alteração se você viajar até 31 de maio de 2020.

Caso cliente opte por cancelamento, poderá efetuá-lo online e remarcar quando estiver pronto sem cobrança de taxas de alteração.

Ao comprar um novo bilhete até 15 de abril de 2020, a taxa de alteração não será cobrada se seus planos mudarem. 

Também foram efetuadas alterações na experiência dos passageiros a bordo, priorizando a segurança de cada cliente.

Acesse este link e aprenda a efetuar a alteração ou cancelamento de sua viagem.

BRITISH AIRWAYS

Para permitir maior flexibilidade, estão permitindo que os clientes alterem seu destino, data da viagem ou ambos gratuitamente, em todas as novas reservas feitas de terça-feira (3 de março) a domingo (31 de maio), bem como em reservas existentes que partem até domingo 31 Maio.

Para acompanhar as informações, clique aqui.

DELTA AIRLINES

A Delta está reduzindo sua capacidade de assentos domésticos, com ajustes baseados na demanda dos clientes.

A empresa também está isentando o pagamento de taxas de alteração todas as viagens dentro dos Estados unidos, assim como as internacionais, com partida em março, abril ou maio de 2020. E se você comprou um bilhete entre 1º de março e 15 de abril, poderá ajustar sua viagem sem uma taxa de alteração por um ano a partir de data em que o comprou.

Se você não tiver certeza quanto ao futuro de sua de viagem, recomendamos o cancelamento do seu voo. Após o cancelamento, o valor da passagem se tornará um eCredit (crédito online) que você poderá usar para remarcar quando estiver pronto.

Confira a programação de voos e suspenções clicando neste link.

EMIRATES

De acordo com a diretiva do governo dos Emirados Árabes Unidos, a Emirates suspendeu temporariamente todos os serviços de passageiros a partir de 25 de março.

Clientes com bilhetes emitidos até 31 de março (inclusive) que tenham sido afetados por:

  • Proibição de viagem: onde houver notificação do governo proibindo viagens
  • Alerta de viagem: alerta geral do governo contra viagens não essenciais
  • Requisitos de quarentena: quarentena obrigatória na origem ou no destino
  • Bloqueio obrigatório: países nos quais o governo declarou bloqueio obrigatório e, portanto, os clientes não conseguem chegar ao aeroporto.
  • Cancelamento de voo: voos cancelados pela própria empresa.

Remarcação e voucher de viagem:

  • Voucher de viagem com valor do bilhete e validade de 12 meses a partir da data de emissão
  • Os clientes com reservas de voos para viagens até 30 de junho de 2020 podem remarcar seus voos para qualquer destino da Emirates dentro da mesma região sem taxa de remarcação ou pagamento de qualquer diferença de tarifa.

As regiões da Emirates são: África, Austrália, Europa, Extremo Oriente, Golfo, Oriente Médio,  Irã, Ilhas do Oceano Índico, América do Norte, América do Sul, Ásia Ocidental.

Solicite um voucher de viagem para viagens com até um ano de antecedência.

ETHIOPIAN AIRLINES

Passageiros cuja data de viagem seja entre 01 de março e 30 de junho estão qualificados para reservar novamente seus bilhetes para viagens até 31 de dezembro de 2020 ou optar por receber um voucher (nota de crédito) para viagens futuras que será válido por um ano a partir da data de emissão. Se houver uma diferença na tarifa aérea ou nos impostos aplicáveis, devido à reemissão / redirecionamento do bilhete, será cobrado o valor adicional.

Para mais informações acesse o site da cia.

FLYBONDI

Voos domésticos (interior da Argentina) até 24/3 e voos internacionais até 31/3 foram todos cancelados.

Você pode efetuar a remarcação diretamente no site da Cia sem pagamento de multa. Podendo alterar para qualquer data com prazo de remarcação até 30/4. Se houver diferença de tarifa, será efetuada cobrança.

Se você quiser deixar sua passagem com data em aberto, poderá entrar em contato com a nossa equipe de atendimento ao cliente e receber um voucher ou solicitar a restituição do valor de suas passagens de voos domésticos com data de voo entre 20 e 24 de março.

Até amanhã remarcações e cancelamentos devem ser efetuados no site oficial.

IBERIA

Estão flexibilizando as tarifas dos voos operados pela Iberia, Iberia Express e Iberia Regional Air Nostrum de acordo com as informações detalhadas abaixo. Oferecem a possibilidade de solicitar um bônus no valor da passagem, acessando a ficha de cadastro disponível online.

JETSMART

Em voos cancelados ou reagendados, os clientes poderão fazer 01 alteração de data sem pagar a taxa de alteração nem a diferença tarifária, caso o novo voo solicitado seja antes de 30 de junho de 2020. Se a troca for por um voo a partir de 1º de julho, não terá cobrança pela alteração, mas a diferença de tarifa será aplicada, caso exista.

Se o seu voo for entre 1º de abril e 30 de abril de 2020 e não tiver sofrido modificações, poderá ser efetuada uma alteração de data sem pagar a taxa de alteração ou a diferença tarifária, caso o novo voo solicitado seja antes de 30 de junho de 2020. Se você quiser alterá-lo para um voo a partir de 1º de julho de 2020 também não será cobrada a taxa de alteração, mas a diferença tarifária será aplicada, caso exista. Você pode fazer a alteração até uma hora antes do voo.

Acesse o site e faça sua alteração agora mesmo.

KLM

A empresa recomenda usar as opções de autoatendimento para alterar seu voo ou solicitar um voucher de viagem. O prazo para tal é 30 de setembro de 2020, mesmo que sua data original da viagem já tenha passado.

Para informações e condições detalhadas da sua viagem, clique aqui.

Ou se quiser solicitar o voucher, clique aqui.

LUFTHANSA

Estão solicitando contato apenas para voos que estão programados para as próximas 72 horas.

Desde o dia 27, todos os assentos do meio na Economy Class e na Premium Economy Class em voos da Lufthansa com saída da Alemanha estão bloqueados e mantidos livres.

Isso não se aplica aos voos com destino à Alemanha, já que a nossa maior prioridade é trazer o maior número possível de passageiros de volta para casa.

Acesse seu voo aqui.

SKY

Todos os passageiros afetados com reservas confirmadas entre os dias 26 de fevereiro e 31 de março de 2020 poderão utilizar uma das seguintes opções:

 • Se o seu voo foi cancelado: Será realizado um reembolso em voucher no valor total da sua reserva, que poderá ser utilizado em uma nova compra para voar até 30 de novembro de 2020.

• Se o voo está vigente, mas voo cliente não deseja ou não pode realizar a sua viagem:

Mudança de data ou rota: Os passageiros que precisam alterar sua viagem poderão fazer sem multa e pagando somente a diferença tarifária para voar até 30 de novembro de 2020.

Reembolso: Somente em voucher no valor total da reserva que pode ser utilizado em uma nova compra para voar até 30 de novembro de 2020.

A alteração da reserva ou voucher deve ser solicitada antes da data da viagem original. O passageiro poderá realizar sua solicitação por meio do chat ou formulário de devolução que se encontra online no site.

TAP PORTUGAL

A alteração ou cancelamento podem se feitas online de forma gratuita, no entanto, as diferenças tarifárias serão aplicáveis, caso existam. Aplicável a bilhetes com data original de viagem até 31 de maio de 2020.
Uma opção é solicitar a emissão de um voucher no valor do bilhete não utilizado. O voucher será enviado por e-mail e será válido para uma próxima compra com a TAP.

Alteração deverá ser feita até 24 horas antes da partida do seu primeiro voo. Permitida apenas uma alteração gratuita por reserva, subsequentes alterações serão de acordo com as regras tarifárias normais. A nova data de viagem terá de ter início até 31 de dezembro de 2020.

Altere agora mesmo acessando este link.

UNITED AIRLINES

Para quem planejava viajar de 10 de março a 31 de maio e deseja alterar seus planos, não haverá cobrança de taxa, independentemente de quando você comprou seu bilhete ou para onde está viajando.

A isenção contempla voos nacionais e internacionais - dos bilhetes comprados de 3 a 31 de março de 2020. Está disponível para qualquer tarifa não reembolsável publicada pela United. 

Se o cliente decidir cancelar o seu voo, poderá reter o valor do seu bilhete a ser aplicado a um novo bilhete sem taxa por viajar até 12 meses a partir da data de emissão original.

Acesse este link agora e confira sua reserva.

TURKISH AIRLINES

Os voos estão suspensos, sem cobranças de taxas de alterações, direito de alteração flexível nas reservas. Os bilhetes poderão ser alterados para até 31 de dezembro deste ano. O direito à taxa de alteração zero é apenas uma vez.

Os pedidos de alteração podem ser feitos nos escritórios de vendas, na central de atendimento e nas agências da Turkish Airlines nas quais o bilhete foi comprado.

Os cancelamentos de reservas feitos para alterar o bilhete para um bilhete aberto devem ser realizados pelo call center da Turkish Airlines, escritórios de vendas ou agências das quais o bilhete foi comprado.

Os passageiros podem enviar suas solicitações de taxa de alteração zero ou alteração para ingresso aberto preenchendo a seção "solicitações relacionadas a coronavírus" no formulário Feedback que se encontra no site.

VIRGIN ATLANTIC

Se o passageiro estiver no meio da viagem e fora de casa, é necessário preenchimento de um formulário disponibilizado no site.

Se o passageiro ainda não viajou.

  • Reservar viagem até 30 de abril de 2021 sujeita a disponibilidade e qualquer diferença de tarifa. Nenhuma taxa de alteração aplicável. Se remarcar a viagem até 30 de junho de 2020, não será cobrada nenhuma diferença na tarifa ou na taxa de alteração. 
  • Redirecionamento de viagem  para, de ou através de outro destino, até 30 de abril de 2021. Novamente, não há taxas de alteração, mas os voos estão sujeitos à disponibilidade e a qualquer diferença na tarifa. 

Observação: remarcação de voos disponível  apenas com até 331 dias de antecedência. 

  • Deixar bilhete em aberto: se o cliente não tiver certeza das suas novas datas de viagem, a cia manterá o bilhete em aberto até que o mesmo esteja pronto para remarcar. Prazo de remarcação será até 30 de abril de 2021. Não há cobrança para isso, mas seus novos voos estarão sujeitos à disponibilidade e a qualquer possível diferença de tarifa. Para reservas feitas diretamente com Virgin Atlantic,  necessário preenchimento do formulário aberto bilhete keep. Se reservado em outra plataforma ou agente de viagem, contatar diretamente o vendedor.

-

Lembramos que todos os clientes que não adquiriram diretamente com as cias aéreas deverão entrar em contato com as próprias agências para verificação dos bilhetes.

O cancelamento dos voos tem afetado o mundo inteiro e as cias estão operando apenas para poder trazer quem está em retorno para sua casa.

É importante que todos tenham atenção e respeito para seguirmos as regras impostas por cada secretaria de saúde municipal.




Por
29/03/2020

Meu nome é Mônica, e para falar de mim é necessário falar de viagens.

Sou apaixonada por Turismo de experiência e carrego comigo algumas lições destes longos anos que trabalhei na área.

Tenho em mim uma vontade intrínseca em fazer a diferença na vida de quem sonha viajar.

Residente de Gramado, sou turismóloga e técnica em hotelaria e eventos. Estudo diversos cursos e assuntos online e estou sempre em constante aprendizado.

Busco divulgar através de minhas experiências o que acontece na região mais amada do Brasil.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!