Mini mundo, parque temático em miniatura


Mini mundo, parque temático em miniatura

Tudo que você precisa saber sobre o parque

Com mais de 30 anos de história, o Mini Mundo é um parque em miniatura brasileiro considerado um dos pontos turísticos tradicionais e obrigatórios para inclusão no roteiro de quem visita a cidade de Gramado. Não é a toa de que o parque possui certificado de excelência no tripadvisor como parque mais lembrado no ranking quando se trata da cidade. Com mais de 26 mil avaliações o mesmo se encontra em 3º lugar com melhor avaliação dentre as 75 atividades disponíveis para conhecimento.

É visível o amor e dedicação do local em atender todo cliente que chega, desde a entrada até a saída. O parque apresenta as obras arquitetônicas e infraestrutura sempre em escala de 1:24 cada miniatura, ou seja, tudo é 24 vezes menor que o tamanho original.

Lá encontramos atualmente em torno de 140 réplicas de diversos locais do mundo, que foram confeccionadas dentro da oficina do próprio parque e que tem como um dos principais critérios a inserção de novas miniaturas sempre com identificação de valor histórico do prédio e que estejam em harmonia com o restante das peças que se encontram dentro do contexto do local. Trata-se de um trabalho manual minucioso com coleta de material fotográfico e detalhamento para que montagem seja feita com muita dedicação e paciência.

História da Família Hoppner - idealizadores do parque

O parque partiu do sonho de uma família alemã que veio morar no Brasil em 1952, fugindo do caos que se tornara a Europa naquela época. O Sr. Otto Hoppner (alemão) e a Sra. Ritta Hoppner (brasileira), junto com seu filho fixaram residência em Gramado. Procurando recomeçar sua vida no Brasil, inauguraram o Hotel Ritta Hoppner em 1958.

Com a chegada dos netos o Sr. Otto e seu filho viram a necessidade de construir uma pequena área de lazer para seus netos poderem brincar com mais liberdade. O pai e o avô então resolveram presentear suas duas crianças com um pequeno mundo de fantasia.

Atendendo ao pedido dos pequenos, construíram uma casinha de bonecas e um conjunto de castelos, com trenzinhos em miniatura, no jardim em frente ao Hotel Ritta Höppner, pertencente à família. Pensando em dividi-lo com os hóspedes, quando as crianças crescessem, construíram também uma pequena cidade em miniatura, ao ar livre, envolvendo os seus próprios sonhos, e dando vida aos mais de dois mil mini habitantes, que aos poucos foram surgindo. Recriando cenários do cotidiano, em sua maioria europeus e brasileiros, o Mini Mundo continua a crescer, sempre na procura de manter vivas a fantasia e a alegria da infância que existe dentro de todos nós. Então em 1983 inaugurou o parque temático Mini Mundo.

  • Quanto tempo dura o passeio?

Por se tratarem de diversas miniaturas com detalhes minuciosos é variável o tempo de permanência de cada visitante. Eu realmente indico que tenham de uma a duas horas disponíveis para apreciar melhor o local.

  • Onde o parque se localiza?

Localizado no bairro planalto, o mesmo é vizinho do nosso querido Lago Joaquina Rita Bier.

Endereço: Rua Horácio Cardoso, 291 – Bairro Planalto

  • Quais dias para visitar?

O parque fica aberto diariamente, inclusive feriados e finais de semana.

Horário: 09h às 17h

  • Quanto custa a entrada?

Ingressos R$ 42,00

Meio ingresso R$ 21,00 (sênior, acima de 60 anos e estudantes)

Crianças até 2 anos isentas

  • Dicas importantes:

O parque não possui cobertura, sendo não recomendado para dias chuvosos;

Indicamos sempre utilizar um protetor solar e proteção (bonés, chapéu) para as crianças pequenas em dias de muito sol;

Em períodos de alta temporada, sugerimos o passeio pela manhã, onde o fluxo se torna menos intenso, assim se torna possível obter as melhores fotos sem muitas pessoas atrás.

  • Algumas curiosidades

O museu Paulista replicado no parque assim como o original possui 171 janelas e 84 portas;

Lá podemos conhecer um pouquinho da Europa, a partir das mini réplicas de construções da Alemanha, Castelos Europeus e construções Suíças;

Uma das mais recentes construções é o Museu do Ipiranga de São Paulo;

Encontramos também os aeroportos de Bariloche, Argentina e a Cordilheira dos Andes;

Todas as réplicas são bem conservadas, sofrendo alteração de temperatura de 47 graus no verão e 10 graus abaixo de zero no nosso delicioso inverno.

  • Qual a diferença entre o Mini Mundo e Mundo Encantado?

Os dois são parques em miniatura, mas, com experiências totalmente diferentes.

Ao contrário do mini mundo, o Mundo Encantado foi inaugurado em 2003. Ele conta em miniaturas a história da nossa linda cidade Gramado. O idealizador Moacir Foss contou com a ajuda de sua família na realização deste sonho. Lá encontramos cachoeiras, paisagem natural, serrarias, vinícolas, moinhos, marcenarias, casas típicas italianas e alemãs e as réplicas do trem Maria Fumaça que ligava nossa região com a capital Porto Alegre. Lembrando que o local é totalmente coberto podendo ser visitado em qualquer condição climática e todos são acompanhados por guias do parque na visitação.

Em 2013 foi efetuada a inclusão de três novos cenários com réplicas atuais das cidades de Gramado e Canela. Entre elas igrejas das duas cidades, Cascata do Caracol, Castelinho do Caracol, Ferradura, Pinheiro Grosso, Cânion do Itaimbézinho, Festival de Cinema, Pórticos da cidade, Lago Negro e Joaquina Rita Bier, Casa Knorr, Vale do Quilombo, entre outras.

Caso esteja organizando sua viagem é importante saber de algumas dicas de quem já conhece muito bem a região.

  • Períodos de altíssima temporada dependem de reservas antecipadas na hotelaria, indicamos sempre a Booking para uma escolha de acordo com sua espectativa. Também damos dicas diretamente em nosso instagram Mais Gramado.
  • Para ficar à vontade e não se preocupar com agendamentos de transporte ou até mesmo disponibilidade de passeios, indicamos a RentCars, um buscador que verifica em até 119 empresas de locação de carros as disponibilidades no período em questão e lhe entrega os melhores preços e condições.
  • Lembramos que para qualquer tipo de viagem, mesmo sendo dentro do território brasileiro, é necessário uma contratação de um Seguro Viagem, onde você terá maior segurança em caso de acontecimentos ou imprevistos.

O seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como:

  • Extravio de bagagens em casos de roubo, furto e destruição total da bagagem.
  • Acompanhamento de menores (caso necessite ficar internado no local que está, e um menor de idade precise voltar, ele não estará desacompanhado.
  • Orientação, em caso de perda ou roubo de documentos.
  • Honorários advocatícios e fiança.
  • O seguro viagem nacional pode ser contratado para viagens a partir de 100 km de distância da residência do contratante.
  •  É importante verificar em qual cia tens a melhor cobertura e que melhor lhe atenderá.

Caso você ainda não tenha escolhido para onde irá viajar, indicamos sempre uma pesquisa em sites com desconto nas passagens aéreas, como o Passagens Promo, a empresa possui 3 anos no mercado e fazem parte do grupo Belvitur (que atua no segmento do turismo a cerca de 50 anos). Graças aos ótimos preços promocionais imbatíveis, eles embarcam em média 25 mil passageiros por mês.

-

Espero poder ter auxiliado na sua organização de viagem. Caso sim, compartilha nosso conteúdo e nos marque para aparecer em nossas redes sociais. Beijos Mônica

(atualizado em 05/03/2020)




Por
15/09/2017

Meu nome é Mônica, e para falar de mim é necessário falar de viagens.

Sou apaixonada por Turismo de experiência e carrego comigo algumas lições destes longos anos que trabalhei na área.

Tenho em mim uma vontade intrínseca em fazer a diferença na vida de quem sonha viajar.

Residente de Gramado, sou turismóloga e técnica em hotelaria e eventos. Estudo diversos cursos e assuntos online e estou sempre em constante aprendizado.

Busco divulgar através de minhas experiências o que acontece na região mais amada do Brasil.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!